Mutirão para desafogar demanda de marcação de exames em Marataízes

Na semana passada mais 30 pessoas que aguardavam na fila para fazer endoscopia e colonoscopia em Marataízes foram atendidas na unidade de saúde do Caic onde uma das salas foi toda estruturada por uma equipe contratada pela Prefeitura para realizar os exames. “Já tinha feito esse exame há alguns anos em Guaçuí, quando falaram que seria aqui em Marataízes fiquei muito feliz. Realmente os equipamentos são de qualidade, e o melhor, não precisamos ir para longe” afirmou a pescadora de 56 anos Joaquina Barreto, que mora em Boa Vista do Sul.

Só para esses dois tipos de exames (endoscopia e colonoscopia), juntos, já foram atendidos cerca de 200 pacientes desde que o mutirão começou. A quantidade de pessoas atendidas por dia depende do tipo do exame. Além disso as marcações são em horários diferentes para que os pacientes não aguardem muito. “Priorizamos um atendimento de qualidade. Aos poucos vamos reduzindo a imensa fila de espera” destacou Ligia Pessanha, Diretora de Atenção Secundária.

O mutirão tem como objetivo desafogar os pedidos de marcação acumulados na ama. Nessa primeira fase já foram identificados mais de 1500 exames de 9 qualidades diferentes. De março até agora 30% dessa demanda já foi atendida. “São exames de responsabilidade do estado, que o município está comprando com recursos próprios para atender esses pacientes que geralmente esperam na fila por meses, e em alguns casos até mais de um ano” disse a Gerente de Atendimento Geral da AMA Silvandira Moreira.

Toda feliz com o mutirão a esposa de um dos pacientes atendidos nesta quarta-feira, dona Maria Célia de 74 anos, falou que estava preocupada, principalmente por se tratar de um exame caro, e que a marcação é muito demorada. O agendamento foi um alívio para ela. “Temos muita dificuldade, se não tivesse esse mutirão nem sei o que faria” disse a aposentada.

O Secretário de Saúde de Marataízes Paulo Roberto de Paula Júnior destacou que o morador também pode e deve ajudar na triagem dos agendamentos. “Quem está aguardando para fazer um exame deve manter seus cadastros atualizados, falando com uma agente de saúde ou indo até o Central de Regulação, a AMA” frisou o secretário informando que esse alerta é principalmente para quem mora em locais que o telefone não funciona o que dificulta o contato com o paciente.

A AMA funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Existe um atendimento exclusivo para esses casos. Outras Informações também pelo telefone (28) 3532-5055. 3532-5055.

 

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