Piúma em Fatos e Fotos: mostra no Lacerda

A noite desta terça-feira, 28 marcou profundamente a vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal Lacerda de Aguiar em Piúma. Eles tiveram muito mais que a finalização de um bimestre, participaram da Mostra Piúma em Fatos e Fotos, um projeto do professor de Geografia Carlos Alberto Costa, o Betinho.

As aulas saltaram os muros da escola nos dois bimestres e culminaram com momentos excepcionais da presença de políticos, artistas, fotógrafo, professores renomados. Os estudantes conheceram a fundo a história da cidade, a geografia e cultura e arte, além de terem noções políticas bem fundamentadas. Foi memorável! “Um trabalho com os alunos do 6º ano da EJA, já que o conteúdo propõe nos dois bimestres. No primeiro momento, compreendemos o que significa paisagem cultural, humanizada e natural, compreendemos ainda o que foi o espaço rural e urbano. O que se desdobrou no segundo bimestre foi o trabalho sobre Piúma, envolvendo o espaço e o território. Nesse aspecto, surgiu a proposta de trabalhar a mostra contando as transformações do território, não só no seu aspecto geográfico, mas histórico também”, explicou Betinho.

Betinho frisou que o trabalho foi dividido em momentos. No primeiro, o professor Leonardo Borguinon narrou a história dos primeiros habitantes, os nativos, em seguida, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma, professora Denise Mezadre, detalhou um pouco da história com painéis e fatos. No segundo momento, ex-vereadores e legisladores atuais estiveram na escola e abordaram sobre o trabalho político nas transformações sociais e econômicas. No terceiro momento, o professor Samuel Guimarães detalhou os impactos que Piúma teve com o trabalho de Dona Carmem com o seu artesanato. “O que foi esse trabalho de repercussão internacional. O professor Calson Cruz fez o relato da história da educação, não só do município, mas também em nível de Brasil desde a chegada dos portugueses até hoje. Finalizamos nesta terça com a presença do excelentíssimo prefeito, Ricardo Costa falando sobre as políticas públicas, realidade e perspectivas”, ressaltou o professor idealizador.

Na noite de terça também, os estudantes conheceram um pouco da música de Piúma com Leandro Berola que explicou como faz para compor e finalizaram em grande estilo, com a exposição fotográfica dos seus trabalhos orientados pelo professor e fotógrafo, Lucas Carvalho.   “Não tenho dúvida, como disse Paulo Freire, ‘educação não muda o mundo, educação muda pessoas’, nesta perspectiva de uma presença efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem que eu levanto a bandeira, de que é preciso, se quisermos transformações neste planeta em que vivemos que, tenhamos uma educação com projetos desenvolvidos no seu processo mult e transdisciplinar, é o que eu tenho buscado ao longo da minha vida como professor e continuarei defendendo essas bandeiras. Sinto-me extremamente gratificado pelo apoio e envolvimento de um grande número de pessoas participando dessa proposta, mas os protagonistas dessa história são os alunos do 6º ano”, finalizou Betinho.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *