Ponto de Vista • A Vitória só vai vim pra quem lutar”, frase de KALEBE

O jovem barbeiro de Piúma assassinado na noite desta terça-feira, 20, Kalebe Ribeiro Rodrigues, 23 anos, em Itaoca, deixa um alerta a outros jovens. O fim pode ser cruel. E a família certamente não vai esquecer nunca mais esse enredo tão trágico.

Kalebe era dono de mãos talentosas. O trabalho espetacular que fazia em uma barbearia, deixava os clientes satisfeitos. Ele cortava cabelo de forma única, era um artista da navalha, da tesoura. Sabia como fazer bem feito, cortes personalizados.

Mas que fim cruel. Mas que notícia horrível de passar aos leitores. Era apenas um jovem de 23 anos. Um jovem que estava feliz demais com a gestação da sua princesa, que ele assim chamava.

No facebook dele, muitas imagens de clientes exibindo os cortes de cabelo. Kalebe estava mesmo feliz com sua nova vida, com o seu empreendimento.

O jornalista Rael, lá das montanhas, já era cliente dele. Disse a essa colunista que sábado esteve na barbearia e ele foi o único a acertar no corte. Estava em lágrimas quando ligou ao jornal para compartilhar conosco a sua dor. Rael está com o coração espatifado, o cabeleireiro dele foi morto tragicamente e ele não sabia de nada, nem conseguia entender o porquê…

Kalebe é só mais um jovem que tem o destino interrompido por um algoz. Por um assassino que acabou com os sonhos dele. Que destruiu os sonhos da família dele, que matou o pai da sua menininha que está para nascer.

Mas que sociedade covarde, que maldade, que horror! E eu mais uma vez com a notícia e muitas informações. E então, os outros algozes dizem: ele fez tem que pagar… Quem mandou escolher essa vida? Ele não tentou outra, não se permitiu, não sonhou? Ora ora… Sou eu quem vou julgar, que vou dar a sentença?

Soube que Kalebe teve envolvimento com o maldito tráfico de drogas, essa desgraça que ilude tantos meninos da sua idade. Tantos meninos metidos a homens grandes se escondendo dia e noite da escolha desgraçada que fizeram. Meninos que vagam de madrugada, que disputam o cliente, que, talvez, não tenha consciência que está desgraçando também.

Por outro lado, quem entra nesse submerso universo tenebroso pode ter consciência que o final é sempre semelhante, uma bala na cabeça, grades de uma cela fria, uma pedra de um instituto médico legal, uma cova rasa ou uma merda de uma clínica psiquiatra.

O jovem morto entrou nesse universo diabólico, lá atrás, segundo um PM.

Saiu, sonhou, compartilhou sua felicidade com os clientes. O jornalista Rael é prova disso. O conheceu tão pouco, mas já era fiel. Rael chora de longe. De perto, choram os amigos, os familiares.

Nesta terça, eu conversei com duas adolescentes na Casa de Passagem e elas me falaram que não têm sonhos. Elas estão lá deixadas pela família, sei lá.  A de15 anos tem dois filhos… Elas estão sem a sua essência, fora de suas casas. Eu não sei a razão. Eu sei que elas não têm sonhos.

E os nossos jovens, tantos que perambulam sem nenhuma direção? Quais são os seus sonhos? Vender pedras de crack, pegar numa arma, ameaçar a sociedade, furtar o que tem dentro de casa? Que sonho? Se tornar jogador de futebol, artista, professor, doutor…

É hora, aliás, já passou da hora de todos nós, todos nos incomodarmos com esse cenário. O poder público não pode fechar os olhos. O estado não pode ser omisso, e nós não podemos ser juízes e condenarmos qualquer uma vítima de um algoz.

Eu só queria ter conhecido o Kalebe antes de tudo. Antes dele pisar nesse tenebroso mundo. Certamente teria dito a ele, procura o seu talento, viva dele, que você é sucesso. Mas não, uma vez no mundo, uma vez sentenciado.

Talvez seja melhor não entrar. Eu lamento muito por tudo isso, por dar essa notícia e espero do fundo do meu coração que os nossos jovens consigam perceber a tempo que o caminho mais fácil, não é o melhor caminho, e o fim pode ser cruel. Que Deus o tenha, e que abrace a sua família, os seus amigos. Eu lamento muito essa notícia.

Jovem dá volta por cima

Rael Sérgio Neves

“Após enfrentarem sérios problemas pessoais de forma precoce, muitos jovens perdem a referência e a perspectiva de crescimento, entrando cada vez mais cedo na vida do crime. Porém, muitos jovens querem construir uma nova história. E é o caso de jovem Kalebe Ribeiro Rodrigues, 23 anos, que lamentavelmente foi executado a tiros na noite desta terça-feira (20), em Itaoca, Itapemirim, no litoral Sul do Estado. Kalebe era barbeiro e fazia sucesso ao lançar cortes personalizados. O jovem deu a volta por cima, e vivia o melhor momento da sua vida”, Rael Sérgio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *