Poupança Jovem em Kennedy para o acadêmico

Do lápis à roupa de frio, da creche ao doutorado. Em Presidente Kennedy é só mandar o filho para a escola, até uma Poupança Jovem a prefeita está viabilizando para o aluno se manter na faculdade

 a54f80d7-a5a2-4803-b74e-9499914ea81f 0b87a083-f85f-49e2-bdb3-3753f1b5f122 22b2f5c1-5762-49fb-8115-b9fb5be44d64

O município de Kennedy está com tudo para o início das aulas dia 08. As creches já receberam utensílios novos, “chiqueirinhos”, cadeirinha para alimentação, carrinhos de bebê, berços, mesas, produtos de higiene, a dispensa já está cheia, fraldas, xampu, cremes, repelente e tudo o que é necessário para garantir o bom processo de crescimento e aprendizagem. A prefeita Amanda Quinta Rangel (PSDB), faz questão que tudo seja da melhor qualidade.

No município que mais recebe royalties do petróleo no país, a educação é a menina dos olhos da jovem prefeita e a secretária de Educação Dilzely Machado Tinoco assegura que a meta é alcançar o primeiro lugar no Índice da Educação Básica (IDB).

Vale frisar que, a Prefeitura oferece desde o lápis à mochila, passando por uniforme completo, transporte escolar, bolsa integral da faculdade ao doutorado e cardápio de altíssimo nível nas unidades de educação. Como se isso não bastasse, a novidade que está animando os estudantes é o Poupança Jovem, que tramita do Executivo para o Legislativo e promete uma ajuda de custo para o acadêmico se manter durante o período de faculdade.  “Estamos buscando um entendimento entre Executivo e Câmara para que nosso munícipe receba essa ajuda, uma poupança jovem, para que ele não abandone a faculdade, pois as despesas são tão altas quanto a mensalidade”, garante Dilzerly.

Além do Poupança Jovem, tem o Kennedy Educa Mais, um projeto fantástico  baseado em um modelo de Novo Horizonte, em São Paulo, onde a educação alcançou o 1° lugar no IDEB, nacionalmente. “Ano passado estivemos em Novo Horizonte, uma cidade do interior de São Paulo, onde as escolas estão em primeiro lugar no IDEB e vimos que a educação lá é mantida por uma usina de açúcar. O município não tem recurso próprio para manter e a diferença está no simples, no saber fazer com afetividade. É um projeto parecido com o Kennedy Educa Mais, só que aqui nós aprimoramos. O aluno no contra turno vai poder ir ao cinema (esse espaço é na Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura), jogar capoeira, mexer com a terra, fará balé, além de ser atendido pela nossa equipe multidisciplinar, itinerante, com assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo, eles vão até as escolas, entrevistam o aluno, conhecem a família”, assegurou Tinoco.

 

DT e Concurso

 

Dilzerly falou um pouco dos desafios para 2017. Um deles é a organização do processo seletivo para contratação dos Designados Temporários – DTS. A secretária se atentou para as recomendações do Ministério Público- MP, quanto às orientações da Procuradoria e seguir a risca o Termo de Ajuste de Conduta – TAC além de olhar com muita atenção o que dispõe a lei em se tratando dos recursos federais.

Porém, a orientação do MP é que o município realize concurso público, sem favorecimentos. Com isso, a secretária desagradou alguns profissionais, mas garante que o respeito maior é pela educação, pelo aluno e o professor efetivo.    “Respeitando a educação, em 1º lugar, respeitamos o professor efetivo, atendemos aos pedidos de lotação provisória, obedecendo à lei. Após localizarmos o efetivo, as vagas que ficaram incompletas são para o concurso”, pontuou.

O município teve 2.400 inscritos e a Secretaria de Educação apenas homologa o resultado do processo seletivo, faz a chamada dos que foram selecionados e para a conferência de documentação é contratada uma comissão especial.

 

Volta às aulas

 

Tudo está em conformidade para o início do ano letivo.  “Todas as escolas já estão abastecidas de merenda, o transporte escolar já está organizado. Nossa prioridade é o nosso aluno. O aluno de Kennedy, mesmo aquele lá da zona rural, que chamamos de escolinha do campo, tem todas as disciplinas. As três escolas polos do 6º ao 9º ano estarão funcionado no mesmo turno, desta forma, o planejamento será ao mesmo tempo, e serão usados os mesmos livros, isso é uma organização e quem ganha é o nosso aluno”.

 

Demanda nas creches é grande

 

“A demanda é muito grande. Estamos na fase final do nosso quarto centro de educação infantil que deveria ter sido entregue agora para fevereiro, mas, infelizmente, as obras atrasaram. Estamos atendendo o município inteiro; até os centros educacionais de Jaqueira e de Santa Lúcia ficarem prontos”.

 

Prefeita prioriza a educação

 

“Amanda acredita numa educação em que a família é parceira da escola. A história da educação de Presidente Kennedy está mudando, pois temos uma prefeita que acredita e investe. Pedimos aos pais apenas que mandem seus filhos pra escola, pois nós acreditamos na educação para melhorar a situação social e econômica do nosso município e precisamos de mais médicos, advogados, juízes e todos os outros bons profissionais. Vamos chegar ao primeiro lugar no IDEB”, finalizou Tinoco.

 

Foto Dilzerly/ Luciana Maximo

Legenda: Dilzerly afirma que a prefeita investe pesado e quer tudo da melhor qualidade ao kennedense.

 

Foto fiminho: bercinho, cadeirinha e outros

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Muitos alegam ter procurado a dire o do programa por diversas vezes, mas n o tiveram uma resposta concreta quanto ao pagamento. De acordo como governo do estado, para aderir ao Poupan a Jovem, o aluno deveria concluir alguns pr -requisitos e ao t rmino do ensino m dio seria depositado o valor de R$ 3 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *