Prefeitura investe R$ 140 mil na Escola Família Agrícola

Unidade oferece a jovens do campo o ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuáriaEm Cachoeiro, estão garantidos R$ 140 mil em recursos municipais para a Escola Família Agrícola neste ano. Desse valor, R$ 60 mil já foram repassados pela prefeitura para manutenção das atividades na unidade, que oferece a jovens do campo a oportunidade de fazer, gratuitamente,  o ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária. No fim do ano, mais uma turma será formada.

O curso tem duração de quatro anos, e muitos dos formados já atuam em instituições, empresas e órgãos ligados à agropecuária, principalmente na região sul do estado. A Escola é administrada pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e funciona anexa à fazenda experimental Bananal do Norte, do Incaper, no distrito de Pacotuba.

“Os recursos já garantidos e repassados para as atividades dos próximos meses são muito importantes para a atuação das equipes. Ao investir nesse tipo de educação técnica, a prefeitura está investindo no jovem, que passa a aplicar os conhecimentos automaticamente junto à sua família”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Robertson Valladão.

A continuidade dos serviços na escola se encaixa com uma das propostas de trabalho da Secretaria de Agricultura para os próximos anos no setor: a manutenção do homem do campo em suas atividades. Junto a isso, segundo Robertson, a prefeitura vem incentivando a aplicação de tecnologia e novas ferramentas nas propriedades e promovendo cursos de capacitação, como os vistos durante a Exposul Rural, há poucos dias.

Entre atividades desenvolvidas em conjunto pelos alunos estão a experimentação de técnicas com pequenos animais, a cafeicultura e a horticultura.

A metodologia adotada pelo Mepes é a da pedagogia da alternância. O aluno fica 15 dias na escola e 15 dias em casa. Assim, a aplicação dos conhecimentos ocorre de modo mais direto, multiplicando os ensinamentos na propriedade mantida pela família. A carga horária e o currículo são os mesmos dos cursos tradicionais, mas teoria e prática são trabalhadas de forma diferenciada.

Outra proposta de ensino é o incentivo à interação entre os próprios alunos, para compartilhamento de experiências diferenciadas, voltadas, por exemplo, para gestão da empresa familiar.

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