Senadora Rose vai articular compra de equipamentos para Clínica Escola da Ufes

 

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) se reuniu nesta segunda-feira (13), em Vitória, com representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na ocasião, a diretora do CCS, professora Gláucia Rodrigues de Abreu, ressaltou a necessidade da compra de equipamentos para a clínica de reabilitação da instituição, a chamada Clínica Escola – ainda inativa por conta desse passivo.

Segundo Gláucia, o investimento “é o que falta” para colocar o projeto em funcionamento, uma vez que a obra já está pronta e mobiliada. A senadora Rose se comprometeu a articular o recurso em Brasília.

“Faltam os equipamentos específicos para a reabilitação, como aparelhos de estimulação neurológica, macas, prótese de teste. Para isso, precisamos do investimento de R$ 920 mil. A clínica, quando equipada, vai atender 450 pessoas por dia e será de extrema importância para as comunidades”, apontou Gláucia.

Segundo a diretora do CCS, hoje há apenas uma clínica de reabilitação em funcionamento no Estado, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. “O problema é que o Crefes tem uma fila de espera de três mil pessoas e nós precisamos desafogar essa instituição. Alguém que teve um derrame cerebral, por exemplo, precisa rapidamente do tratamento de reabilitação. Caso contrário, pode ser tarde”, explicou Gláucia.

A senadora completou: “Quem precisa de socorro não pode estar numa fila de três mil pessoas para conseguir ser atendido. Isso é muito sofrimento e temos de buscar força dentro de nós para continuar (mudando essa realidade)”, afirmou.

Além da senadora e de Gláucia Abreu, participaram do encontro o vice-diretor do CCS, professor Alfredo Feitosa; a coordenadora da Residência Multiprofissional da Ufes, professora Margareth Attianezi; o superintendente eleito do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes), professor Murilo Salles; o deputado estadual Josias da Vitória; o prefeito de Santa Leopoldina, Valdemar Coutinho, o Vavá, que conta com apoio da Ufes em um trabalho de reabilitação no município; entre outras autoridades.

A Clínica Escola – A clínica de reabilitação da Ufes foi construída com o investimento de R$ 4 milhões. São 940 metros quadrados de área construída e três andares. O centro vai abranger vários tipos de tratamentos de reabilitação, como ortopédico e neurológico.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *