Setor de Serviços registra alta em dezembro

Em contrapartida, no acumulado do ano, o Espírito Santo fechou 2017 com queda, devido à alta volatilidade do setor no período

 Ao longo do ano de 2017 os resultados para o setor de serviços no Espírito Santo alternaram períodos de crescimento e baixa. Especificamente no último mês do ano o setor apresentou alta, tanto na comparação com o mês de novembro (+4,6%), quanto frente a dezembro de 2016 (+1,4%). Mesmo com o resultado positivo em dezembro/17, o setor de serviços no Estado fechou o acumulado do último ano com queda de 1,2%, em relação a 2016.

 Os dados são Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

 “Apesar do resultado do ano ter sido negativo, há que se observar que foi o melhor em quatro anos. No ano de 2016, por exemplo, o fechamento do ano para o setor de serviços acumulou queda de 8,0%”, ressalta José Lino Sepulcri, presidente da entidade.

 Ainda, de acordo com Lino, os resultados em 2017 confirmam que a atividade já apresentou melhora em relação, especialmente, ao cenário dos dois anos anteriores, mas as perdas acumuladas são grandes – entre 2014 e 2016 o recuo foi de 16,4%. “Embora de forma muito gradual, é esperado que o setor ganhe mais dinamismo, refletindo as perspectivas dos demais setores da economia. O cenário ainda inspira cuidados e tem muitos entraves a serem superados. O fato de 2018 ser um ano eleitoral também influencia o ambiente de confiança de todos os agentes econômicos em relação aos rumos do país”, explica.

 Categorias

Das cinco categorias de serviços pesquisadas, a que apresentou o maior recuo no ano foi a de “Serviços prestados as famílias”. Este grupo engloba atividades como: as artísticas, esportivas, de recreação e lazer, lavanderias, cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, atividades de apoio à educação (ex. cursos de idiomas), entre outras.

 Já no turismo, mesmo os resultados positivos obtidos nos últimos meses do ano, com o comparativo de aumento do mês de dezembro 2017, em relação ao mês anterior (+5,4%) e referente a dezembro de 2016 (+11,2%), não foram capazes de fazer com que o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) fechasse 2017 com crescimento. Entretanto, o fechamento negativo de 3,8% em 2017 foi melhor que os registrados em 2016 (-7,7%) e em 2015 (-8,1%).

 Brasil

Em relação aos resultados do setor de serviços por unidades da federação para o fechamento de 2017, apenas dois dos 27 estados brasileiros apresentaram resultados positivos, foram: Mato Grosso (+15,8%) e Paraná (+5,0%). Os demais encerraram com retração, destacando-se negativamente o estado do Amapá (-14,3%). Nesse contexto, o Espírito Santo obteve o quarto melhor resultado (-1,2%) dos 27 pesquisados.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *