Sucesso Deguste Verão no Mirante em Anchieta

DSC_0019 DSC_0023DSC_0026 DSC_0037 DSC_0038 DSC_0043 DSC_0045 DSC_0048 DSC_0051 DSC_0052 DSC_0053 DSC_0056 DSC_0061 DSC_0062 DSC_0063 DSC_0064 DSC_0065 DSC_0066 DSC_0068

 

Mais uma edição do Deguste Verão, foi realizada bem no final da tarde de ontem, no Mirante que dá acesso ao Balneário de Castelhanos, em Anchieta. O evento é uma promoção da Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo.

O Deguste já está na sua terceira edição e a cada ano, a Prefeitura investe mais, com o propósito de valorizar a gastronomia do estado e agregar valores ao turismo.

 

O festival gastronômico é itinerante, Deguste Verão, acontece durante todo mês de janeiro em três pontos de Anchieta, sendo Iriri, Parati e Ponta dos Castelhanos.

O renomado chefe de cozinha, Gilson Surrage deu um show no preparo da Torta Capixaba, que ontem ganhou uma nova versão, foi preparada numa cozinha improvisada no Mirante e na panela. Pasmem, na panela e, ficou maravilhosa!

Oportunamente Gilson conversou com a Reportagem e falou da importância do evento como vetor econômico, comentou também sobre a gastronomia capixaba e suas variedades “Nós já fizemos Bobó de Camarão, Moqueca e Paela. Esse ano, com a Secretaria de Turismo e Comunicação resolvemos fazer a torta capixaba, que é um prato que puxa para o lado ecumênico, sexta-feira da paixão, o turismo  religioso, onde tanta gente  quer levar Anchieta para esses caminhos. Aqui eu fiz uma versão na panela, em vez de colocar os ovos e levar ao forno, eu cobri com um catupiry e tampei para ocorrer o que poderia acontecer no forno com os ovos. Estamos num projeto que fazemos em uma cozinha itinerante e a gente vai de balneário em balneário. Não temos estrutura de forno, ainda, para o ano que vem prometemos encampar com uma cara melhor’, comentou.

Gilson adorou fazer o Deguste no fim da tarde com o pôr do sol de fundo. “Cara, um orgulho poder estar num cenário desse e fazer uma coisa que nenhum dos 14 municípios que fazem a costa do ES fazem, Anchieta faz há 10 anos, a gastronomia é algo completamente consolidado. Gastronomia como oportunidade de negócio é um investimento que Anchieta tanto leva para outros municípios vizinhos como para outro estado, os outros estados vizinhos, Minas Gerais, Rio já copiam esse molde nosso, é uma gastronomia reconhecida. Nós temos o Festival de Frutos do mar completando 19 anos esse ano, o Forró Bobó com 13 anos, esse ano vem quentinho o II Iriri Paixão Capixaba”, salientou o chefe.

O maior braço do turismo sempre foi a gastronomia e isso não se contesta. “Os países mais evoluídos já entenderam que a gastronomia é o maior braço”. Nós participamos do projeto Panela de Barro que a gente está projetando uma padronização da receita da moqueca capixaba, para ela não se perder ao longo dos tempos’, disse.

De acordo com o Secretario de Turismo, Comércio e Empreendedorismo Edgar Fiorin o objetivo do Deguste Verão é a valorização da gastronomia capixaba com o intuito de estimular o fluxo turístico no município nos meios de semana, quando o movimento é reduzido, despertando no turista o interesse pelo conhecimento dos nossos pescados e adicionalmente fortalecendo a cadeia produtiva da pesca.

No evento, as pessoas assistem a uma aula de culinária promovida pelo chefe Gilson Surrage, e depois irão experimentar o prato ensinado pelo mesmo.  O chefe, Gilson Surrage, enquanto faz a torta capixaba, vai ensinando a fazer o prato e conta a história dessa iguaria e depois de pronta, todos que estiverem presentes irão saborear o prato.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *