Um festival de muitas delícias a beira mar

É a festa da gastronomia a beira mar, é a união de vários empreendedores, é uma vitrina com muitas delícias, o Festival de Frutos do Mar

O Festival de Frutos do Mar de Itaipava já faz parte do calendário de eventos do Litoral Sul Capixaba. É marca registrada da região. Acima de tudo, essa alquimia de cores, odores e sabores que toma conta de Itapemirim nos quatro dias de abril é mais uma oportunidade de mostrar a moradores e turistas a gastronomia local.

Jordana Delfino, proprietária do Restaurante Rei das Porções não perde um festival. Faz questão de participar e se prepara muito para esses dias. Para ela, mais do que ganhar dinheiro após um verão fracassado, solidificar a marca é o mais importante. Esse ano ela vai servir quatro pratos: o caldinho de sururu, a salada de polvo, o camarão cremoso gratinado e as lulas recheadas ao molho especial de ervas aromáticas. “São lulas recheadas com frutos do mar, camarão, sururu, peixe, molho especial na base (cebola, tomate e frutos do mar) e outro molho com ervas aromáticas e azeite com alho frito por cima”, explicou.

Já o camarão gratinado usa o requeijão para dar a cremosidade e queijo para gratinar. A Salada de Polvo já é um prato da casa, leva cebola, alho, azeite, vinagre e coentro. “O evento será muito bom, um festival desse porte é maravilhoso como marketing e uma oportunidade de nós mostrarmos nosso produto”, disse.

Casquinha de Siri

A professora Maria Luiza Layber é também marisqueira e ama o mar. Além de contemplar o infinito, nas horas vagas ela cata mariscos na praia de Itaipava. “Casquinha de siri é meu carro chefe. Eu mesma que pego o siri, desfio e preparo tudo. A gente coloca o amor em cima, pois a partir do momento que você pega, desfia , faz toda a manipulação, o sabor especial vem brotando, há muito carinho e amor”, disse.

Luiza está no festival desde a primeira edição. “Estou desde 2006 e o evento cresceu muito. O nosso pessoal está dando mais credibilidade ao nosso festival, devido ao sucesso do ano passado e a não ter tido carnaval, a expectativa é muito boa esse ano”.

 

Tem Japa no festival

 

O empresário Aldemi Carrion, está há 18 anos em Itaipava e há três é dono do Restaurante Japa. Ele participa pela segunda vez do evento e promete trazer a mais alta culinária japonesa com melhor do pescado da região, principalmente o atum. “Nem tudo da culinária japonesa é cru, por isso vamos trazer pratos fritos, para diversificar, como Rolinho Primavera de Camarão, Tempurá de Camarão e Hot Philadelphia. O nosso carro chefe é o Hot Philadelphia, à base de salmão, em arroz sem óleo, rico em ômega 3”, frisou.

O Japa vai apostar no Festival na Barca que é a sensação do momento. Ele explica que ela pode ser feita com até 200 peças da culinária oriental.

 

 

Camarão no Ninho

Pensa num prato que faz você esquecer qualquer dieta. Imagine a junção de purê de batatas com risoto com camarão VG! Esse é o prato do Samba Bar e quem prepara é Francisco Souza Alves.  “Esse é o Camarão no Ninho. A gente se propôs a fazer uma coisa diferente porque é a primeira vez que eu participo e a expectativa é boa; uma possibilidade de recuperar as perdas com o carnaval”.

 

Foto:     Francisco Souza/ Luciana Maximo                   

Legenda: Francisco preparou o Camarão no Ninho, um prato muito delicioso

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *