Vacina contra febre amarela disponível em 22 locais

Mais de 144 mil pessoas foram imunizadas em campanha do ano passado

Quem mora em Cachoeiro e ainda não tomou vacina contra a febre amarela pode encontrá-la em 22 unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta que todos os cachoeirenses tomem a dose, uma vez que o Espírito Santo foi incluído em 2017 pelo Ministério da Saúde entre as áreas com recomendação para imunização.

Em Cachoeiro, cerca de 144 mil pessoas foram imunizadas durante a campanha realizada no ano passado, e muitas outras haviam tomado a vacina anteriormente. A dose oferecida no município é a padrão, que dá proteção para toda a vida, mas vale destacar que aqueles que pretendem viajar para alguma área com surto da doença, como São Paulo e Minas Gerais, devem se imunizar com pelos menos 10 dias de antecedência.

“Felizmente, o Espírito Santo não vivencia um momento crítico em relação à febre amarela como o de janeiro do ano passado, e a ampla maioria da população de Cachoeiro já está imunizada. Entretanto, é preciso que todos estejam vacinados, ainda mais considerando que outros estados estão enfrentando surtos da doença justamente neste período de férias, no qual muitas pessoas viajam, o que eleva o risco de transmissão”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Para tomar a vacina, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência (confira lista abaixo), de segunda a sexta-feira. O horário desse atendimento é definido pelas próprias unidades e divulgado nas comunidades pelas equipes que nelas atuam. É importante se apresentar no local de vacinação levando cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Contraindicações

De acordo com o Ministério da Saúde, não podem tomar a vacina: crianças menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em tratamento com quimioterapia/radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

Entre os que devem receber avaliação clínica antes de tomar a dose estão: idosos; pessoas que terminaram tratamento de quimioterapia e radioterapia; pessoas com doenças hematológicas (do sangue), renais e hepáticas; grávidas; e pessoas em uso de corticoide.

Unidades de saúde da área urbana com sala de vacinas:

Abelardo Machado
Aeroporto
Amaral
Aquidaban
BNH de Cima
BNH de Baixo
Gilson Carone
Jardim Itapemirim
Novo Parque
Otto Marins
Recanto
São Luiz Gonzaga
União
Village da Luz
Zumbi
Centro Municipal de Saúde “Bolivar de Abreu”

Nos distritos:

Burarama
Conduru
Córrego dos Monos
Itaoca
Pacotuba
Soturno

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *