VERÃO ALÉM DO MAR: Lagoa de Guanandy: águas turvas ficam azuis

 Além das belas praias de Itaoca, Itaipava, Prainha do Aghá e Gamboa, Itapemirim têm muitas outras opções de lazer, entre lagos, montanhas e ilhas

Um fenômeno explicável transformou a Lagoa de Guanandy. Às águas que eram turvas, hoje são cristalinas. Esse fenômeno tem levado milhares de turistas a visitar o local no meio da mata atlântica. A água reflete o céu claro e lhes dá uma coloração azul clara, surpreendendo os antigos frequentadores e conquistando os mais novos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Tiago Leal, o fenômeno repentino tem uma explicação: “Nenhum fenômeno natural ou lançamento de produto químico deixou as águas da Guanandy cristalinas. Margeando a lagoa, existe um canal que liga o rio Novo ao rio Itapemirim, que é o Canal do Pinto ou Córrego Comporta, que garante o abastecimento de água durante o verão. A lagoa recebeu água do rio Novo e como prevaleceu esta ‘nova água’, a mesma ficou cristalina”, explica Leal.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim, os banhos são seguros, pois a água é limpa e desprovida de qualquer poluição.

Os banhos são liberados e durante todo o Verão a Lagoa Guanandy vai contar com os serviços de guarda-vidas.

A lagoa fica na localidade de Gomes e seu acesso deve ser pela Rodovia do Sol, entre a Praia de Itaoca, em Itapemirim, e a Praia do Pontal, em Marataízes.

 

 

Itapemirim, roteiro para aventuras

 

Igreja Nossa Senhora do Amparo

 

Quem estiver passeando pelo litoral e decidir conhecer melhor Itapemirim, pode ter certeza que a diversão é garantida. Além das Praias maravilhosas, como a da Gamboa, Itaoca, Itaipava e a Prainha do Aghá, a Vila oferece um conjunto de casarios antigos e em frente a Praça cercada de palmeiras imperiais, o monumento bicentenário que convida a uma fotografia, a Igreja Nossa Senhora do Amparo. São 247 anos de existência.

FRADE E FREIRA - DIA

Para quem gosta de aventuras mais extremas, um convite ousado é escalar o Monte Aghá, ou contemplar o Frade e a Freira, ambos compõem um cenário espetacular. Do seu formato, que lembra a imagem de um frade e uma freira, surgiram lendas diversas. Diz uma delas, que um frade e uma freira se apaixonaram, e como suas vidas deveriam ser dedicadas a servir a Deus, eles não puderam se render ao amor humano. Como forma de permanecerem unidos, os dois foram transformados em montanhas, e ficam se admirando eternamente esculpidos em granito. Na ‘batina’ do Frade há uma pousada com vários chalés. O clima é ameno, com vasto verde e vista panorâmica de onde se vê as praias de Marataízes, Itapemirim e Piúma.

 

Ilha dos Franceses

Outra dica pra lá de bacana é fazer um passeio pelo mar e conhecer a Ilha dos Franceses, a região é de alta viscosidade, ótima para pesca e mergulhos. Paraíso natural, a ilha destaca-se por sua beleza. Pode-se encontrar também diversas espécies de aves raras que habitam o local. Durante a alta temporada há passeios de escuna que partem de Itaoca e Itaipava.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *