Vômito e diarreia levam mais de 30 alunos de Anchieta-ES ao PA

Alunos de Anchieta lotam PA e hospital após passarem mal com vômito, diarreia e dor abdominal, a causa ainda é desconhecida

Os números ainda não haviam sido fechados, até as 22h30, desta sexta-feira, 16, momento em que a Reportagem do jornal deixou o Hospital e Maternidade Anchieta, pelo menos 13 crianças haviam dado entrada com sintomas de dores abdominal, vômito e diarreia, segundo, Paloma Ports, diretora Administrativa da instituição.

No Pronto Atendimento, PA, mais 20 crianças haviam sido internadas até as 22h00, com os mesmos sintomas. Todos alunos da Escola Municipal Novo Horizonte.

A Reportagem esteve no PA e constatou a presença de muitas crianças que ainda estavam em atendimento, bem como, no Hospital do Mepes, outras já haviam sido liberadas. Os pais se aglomeravam no entorno das duas instituições de saúde em busca de socorro e explicações por parte da direção da escola ou da secretária de Educação que chegou ao PA por volta das 21h00.

De acordo com o pai de uma aluna, o eletricista Alexandro Mendes Siqueira, 40 anos, residente no bairro Vila Samarco, a filha dele de 4 anos saiu de casa bem para a escola. “Na escola ela comeu a merenda, ela disse que havia comido carne moída, arroz e suco. Se formos analisar, trata-se de uma comida saudável. Depois que chegou em casa por volta das 17h00, ela caiu no chão e perdeu as forças. Eu tomei um susto e corri ao PA. Cheguei ao PA e vi outras crianças e não sabia qual era o caso, mas eram todos na mesma situação. Tem que analisar para ver o que é”, disse.

A atendente de padaria, Poliana dos Reis, 24 anos, residente em Arerá, é mãe de um aluno de 08 anos que também passou mal depois de merendar na escola. “Depois que chegou da escola estava passando mal, vomitando. Até então, eu não sabia que era alguma coisa relacionada ao que havia comido no colégio, eu achava que era normal, até eu chegar com ele no Pronto Socorro e ver que haviam outras crianças. O médico disse que pode ser uma intoxicação alimentar. Meu filho ficou no soro e teve alta”.

Poliana assegurou que o pessoal da escola esteve no PA e prestou todo o atendimento necessário. “A diretora disse que a escola já tomou providências, mas não sabia o que tinha acontecido, disse que não foi só na Escola Novo Horizonte, que em outras escolas haviam ocorrido situação semelhante. A diretora me disse que acionou a Vigilância Sanitária e que tomou todas as providências possíveis. Deram todo suporte, agora eu estou mais tranquila, fico um pouco apreensiva porque tem outras crianças envolvidas”, disse a atendente.

Não tem diagnóstico ainda

A Reportagem conversou com a coordenadora de enfermagem do PA, responsável pelo plantão, Adriana Fávero Jorge que assegurou que as crianças começaram a chegar no Pronto Socorro por volta das 17h40, algumas com náuseas, dor abdominal, outras com vômito e diarreia. “Não confirmamos que foi intoxicação alimentar, vamos fazer a notificação. Não podemos falar qual foi o motivo, só após uma investigação feita pela Vigilância Epidemiológica e pela Vigilância Sanitária é que se chega ao fato.  Primeiro a gente tem que cuidar dos sintomas, vamos cuidar dos pacientes e prestar assistência para eles, todas foram acompanhadas pelo médico e medicadas, algumas estão sendo liberadas. A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde já foi informada, já enviou o suporte para gente, sozinhos não daríamos conta de fazer as notificações de todos, agora com calma, vamos pegar todos os dados dessas crianças para ser feita uma investigação. Só a partir dessa investigação é que vai se chegar uma causa”, ressaltou.

Informou a coordenadora que foram atendimentos simples. A orientação é que se tiver um agravamento do quadro que retorne à unidade. “Todas já ficaram no soro, se continuar volta para cá e nós fazemos o atendimento novamente”.

Hospital abre novos quartos

No Hospital de Anchieta, a diretora Administrativa, Poliana Ports frisou que 13 crianças tinham sido atendidas até as 22h30. Mas, um dos diretores da instituição falou que naquele horário estava chegando mais crianças com os mesmos sintomas. Poliana disse que além dos quartos disponíveis para internação no Hospital teve que providenciar mais três para dar conta do número de crianças. Além de ter solicitado mais profissionais para a área técnica de enfermagem, todos os consultórios estavam cheios.

Cardápio

O gerente de Comunicação da Prefeitura, Flávio Simões ressaltou que estava buscando todas informações relacionadas ao caso e assim que tivesse passaria uma nota ao jornal. A priori ele disse que escola serviu no cardápio, arroz, feijão e carne moída. Disse ainda que a Vigilância Sanitária esteve na escola, junto com o Conselho da Merenda Escolar e uma nutricionista. Afirmou que todos os alimentos estavam dentro do prazo de validade. Disse ainda que não somente em Anchieta vem ocorrendo casos como o que houve citou Piúma que também estaria passando por situação semelhante.

A reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde de Piúma, Ana Luiza Ferreira Mathias para confirmar se está ocorrendo situação semelhante a Anchieta. Ela disse que tudo está dentro da normalidade, e quem não há registro de algum nesse sentido.

No Hospital do Mepes uma servidora da escola foi procurada para contar o que havia ocorrido, mas ela limitou-se a dizer que não falaria nada pois o caso não interessava a ninguém.

No Hospital professores faziam um cerco tentando impedir que as informações vazassem, teve um professor que fotografou a jornalista tentando intimidá-la.

Reportagem encontra frango na lixeira e aciona a PM

Ainda no Hospital a Reportagem foi informada por uma mãe que uma servidora da escola havia sido flagrada jogando alimentos na lixeira em frente à Escola Novo Horizonte. A reportagem foi a Escola e encontrou na lixeira sacolas de restos de comida e uma sacola de plástico grande preta cheia de frango cozido e congelado. Retirou da lixeira e foi a Polícia Militar informar o fato. A PM juntamente com o vereador Beto Caliman que formalizou o Boletim de Ocorrência acompanharam tudo.

A dona de casa Vera Pereira, residente no bairro Arerá foi quem viu uma servidora sair da escola e jogar na lixeira os sacos plásticos. A PM Registrou o BO e deverá enviar a Polícia Civil – PC para que se realize uma investigação, sobre a comida jogada fora, uma vez que a Vigilância Sanitária havia recolhido na escola os alimentos e constatado, segundo a gerência de Comunicação que tudo estava dentro da validade.

Vereador é impedido de averiguar o caso

O vereador Beto Caliman disse que assim que soube da situação foi ao PA para ver o que estava ocorrendo. “Me dirigi até o PA para saber o que estava acontecendo e constatei que tinham mais de 15 crianças internadas com diarreia e vômito, mas infelizmente eu fui impedido praticamente de entrar dentro do PA por uma Guarda Municipal e depois por Elaine, funcionária da Educação que praticamente me agrediu, disse que eu não poderia estar no local fiscalizando. Eu queria saber o que estava acontecendo, agora eu quero saber se o vereador tem prerrogativa ou não de fiscalizar o que acontece dentro da sua região? No PA e ao Hospital de Anchieta que haviam 15 crianças com a mesma situação. Eu quero saber se é alimentação escolar, se é água contaminada, o que está acontecendo. Mas estamos sendo impedidos por uma massa de professores que está no local, que não quer nos deixar saber. Eu vi alimentação escolar dentro de uma caçamba de lixo e temos fotos desse material que jogaram fora. Por que será que jogaram fora? Estão com medo de que”?

Beto acompanhou a PM até a escola para averiguar se havia mesmo alimentos na lixeira e lá constatou que havia. “Não vamos parar, vamos fiscalizar, eu quero a verdade”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *